quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Picolinato de Cromo




Oi gente!

Hoje trago pra vocês uma dica super legal!

Esse suplemento da foto acima chama-se PICOLINATO DE CROMO.

Comecei a fazer seu uso recentemente e quis vir compartilhar com vocês sobre ele.


O Cromo




O cromo é um mineral traço essencial envolvido no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, mais especificamente na captação da glicose e aminoácidos pelas células. As principais fontes deste são: oleaginosas, aspargos, cogumelos, ameixa, cereais integrais, carnes, vísceras, leguminosas e vegetais. Este mineral age potencializando a ação da insulina e é portanto, fundamental para a manutenção da função desse hormônio. 

O mecanismo pelo qual o cromo potencializa a ação da insulina ainda não está totalmente esclarecido na literatura, mas ele pode aumentar a fluidez da membrana celular, facilitar a ligação da insulina com seu receptor e a internalização da mesma. 

O seu papel no metabolismo lipídico parece estar relacionado com o aumento das lipoproteínas de alta densidade (HDL) e redução do colesterol total e das lipoproteínas de baixa densidade (LDL, VLDL) em indivíduos com valores inicialmente elevados. 

Durante o exercício o cromo é mobilizado de seus estoques orgânicos para aumentar a captação de glicose pela célula muscular, mas sua secreção é muito mais acentuada em presença de insulina. Um aumento da concentração de glicose sanguínea induzida pela dieta estimula a secreção de insulina que, por sua vez provoca maior liberação de cromo. 

O cromo em excesso no sangue não pode ser reabsorvido pelos rins, logo é excretado na urina. É muito comum observar níveis aumentados de cromo na urina após grande ingestão de carboidratos, principalmente simples.

Picolinato de Cromo



O Picolato de Cromo é a forma mais bem absorvida do mineral Cromo, que é justamente a substância que age nesta parte do metabolismo da glicose. O Picolato de Cromo ajuda a estabilizar os níveis de glicose de seu sangue, ou seja, faz com que seu corpo não tenha tantos “altos e baixos” de glicose.

Em pessoas que fazem uma dieta com restrição de doces e massas, como é o caso de diabéticos ou dietas de emagrecimento, é normal a tendência a um desejo maior do consumo destes. Também acontece em pessoas com resistência à insulina, onde há uma dificuldade de entrada de glicose dentro das células, tornando assim as células com mais fome por açúcar.
Essa sede por carboidratos, em muitas vezes, nos fazem sair do caminho correto.

Diante disso, o Picolinato servirá como um ajuste. Uma vez que ele auxiliará na regulação dos níveis de glicose, o indivíduo não sentirá tanta vontade de consumir doces e massas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não estabelece um valor seguro exato para a ingestão de cromo, mas relata que dosagens de 125 a 200μg/dia além da dieta habitual pode favorecer o controle glicêmico e melhorar o perfil lipídico(30). Dessa forma, a dosagem máxima, dentro de um limite de segurança, é de até 250μg/dia (mcg).

São desconhecidos os possíveis efeitos colaterais da elevada ingestão de cromo – alcançando até  800μg/dia (mcg) – bem como sua toxicidade. Contudo, parece que dosagens entre 200μg/dia e 800μg/dia em curto espaço de tempo não produzem efeitos positivos no que diz respeito à perda de massa gorda e ganho de massa magra. Entretanto, postula-se que os efeitos relacionados à sensibilidade à insulina são desencadeados com doses equivalentes a 1.000μg/dia, o que representa 13μg/kg de massa corporal (estimando uma massa corporal média de 75kg). Todavia, cabe ressaltar que o exercício associado à suplementação de cromo no intuito de melhorar o controle da glicemia pode diminuir a necessidade de ingestão desse mineral.


O efeito da suplementação de cromo estudada é o ganho de massa magra por maior estímulo à síntese proteica e ainda há evidências de que ele diminua o conteúdo de gordura corporal e das lipoproteínas de baixa densidade. Esses resultados parecem ser obtidos com dosagens altas (400 μg/dia) e por um tempo mais prolongado (aproximadamente 1 mês). Contudo a maioria dos estudos disponíveis consistem em experimentos com metade desta dosagem, dentro do preconizado pela OMS, não relatando efeitos significativos no que diz respeito à alterações de composição corporal.

O Picolinato me fará perder peso?


Não. A função do Picolato de Cromo não é propriamente te ajudar a emagrecer diretamente, isto ficará a cargo de sua dieta e prática de atividades físicas Porém, o picolato de cromo é um poderoso coadjuvante em sua dieta, afinal, se não sentir vontade de ingerir doces fora de hora ficará muito mais fácil manter a dieta.

O Picolato de Cromo também acabará beneficiando sua saúde de formas indiretas, como por exemplo com a redução dos níveis de colesterol por manter seus níveis de açúcar sob controle, assim preservando sua saúde de um modo geral.

E, como já dito anteriormente, estudos demonstram que O EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE CROMO ESTUDADA É O GANHO DE MASSA MAGRA (MÚSCULOS) POR MAIOR ESTÍMULO À SÍNTESE (FABRICAÇÃO) DE PROTEÍNAS E HÁ EVIDÊNCIAS DE QUE ELE DIMINUA A GORDURA CORPORAL E CONCENTRAÇÕES DE LÍPIDOS NA CORRENTE SANGUÍNEA.

FINALIZAÇÃO


Então, pessoal. Deixo-vos aqui com essas informações. Espero que tenham gostado de saber mais um pouco sobre esse mineral, e, caso nai saibam, EU FAÇO O USO!

Não há contraindicações do mesmo. Ok? Contanto que seja usada a quantidade ideal ao dia.

Por via das dúvidas, consulte seu médico ou nutricionista.

É uma boa alternativa de auxílio na sua dieta diária, tanto para regulação dos níveis de glicose/insulina, quanto para controle de ingestão alimentar.

Para mais informações ou dúvidas, não exitem em me contactar.

Forte abraço a todos!



SARA MEDEIROS
Nutricionista


Um comentário:

  1. Bom dia Drª,uma dúvida.... 250 mcg ao dia é um uso exagerado? tomei hj, e depois li em alguns artigos que sim... estou com medo, pode me ajudar? Muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir